Assim como o pilates clássico é realizado com auxilio dos aparelhos, com as semelhantes preocupações na manutenção da postura e estruturas do corpo humano, porém com ênfase na reabilitação físio-funcional frente à determinada desordem musculoesquelética (hérnia de disco, lombalgias, lombociatalgias, cervicobraquialgias, escolioses, lesões nos membros superiores e inferiores).

O pilates terapêutico é o método tradicional com todas as suas possibilidades de fortalecimento, alongamento, mobilização, favorecimento da coordenação motora e ganho da consciência corporal, que proporciona à fisioterapia um repertório vasto de exercícios que o auxiliam no processo de reabilitação. quadros patológicos.

No Pilates aliado ao tratamento fisioterapêutico iniciamos com uma avaliação minuciosa estática e dinâmica do paciente. A observação dos exames complementares, a avaliação física e anamnese, são de extrema importância para que possamos traçar um tratamento de forma correta.

Sendo assim, avaliamos os exames complementares, observando o diagnóstico médico, elaboramos diagnóstico fisioterapêutico através de exames físicos detalhados e por fim, escolhemos qual a melhor técnica a ser utilizada como forma de tratamento para o paciente, podendo optar pela imensa gama que há dentro do Pilates terapêutico.

Os objetivos deverão ser traçados de forma direta, buscando sempre determinar qual músculo, articulação, ligamento e/ou estrutura deverá ser trabalhada. Determinamos então alongamentos e fortalecimentos específicos, mobilizações articulares e exercícios específicos para cada patologia e paciente. Além disso, levamos em consideração nesse processo terapêutico a fase da lesão que o paciente se encontra.

 

O Pilates pode ser utilizado em todas as fases de tratamento:

Fase inicial

Com os distencionamentos musculares, alongamentos passivos e mobilizações passivas.

 

Fase intermediária

Com exercícios de alongamento ativo, fortalecimento ativo e ativo resistido.

 

Fase proprioceptiva

Com exercícios de coordenação motora, força muscular, equilíbrio e simulação de retorno as atividades de vida diária.